Avançar para o conteúdo

Assembleia Geral Ordinária: Propostas da CCT 2025-2026 são Aprovadas

Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, às 15h e 19h, ocorreram as Assembleias Gerais Ordinárias nas subsedes de Natal, Mossoró e Caicó, respectivamente. O encontro teve como ponto principal a discussão e aprovação, por unanimidade, das propostas para a Minuta da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2025-2026. Com a aprovação, o próximo passo é protocolar a minuta no Sindesp para marcar a primeira reunião de negociação.

Principais pontos aprovados na minuta da CCT 2025-2026:

  • Reajuste Salarial: Proposta de 12% de ganho real, acrescido do INPC acumulado entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025.

  • Pagamento dos Salários: Até o 5º (quinto) dia útil do mês, considerando o sábado como dia útil.

  • Prêmio Assiduidade: Reajuste de 10% no valor atual.

  • Benefício-Alimentação: Ajustado para R$ 35,00 por dia trabalhado, contemplando dias de férias, saúde e cursos de reciclagem (exceto em perícia médica), com desconto de 0,01% no Vale-Alimentação (PAT) e pagamento no 1º dia útil, a partir da 3ª hora trabalhada.

  • Plano de Saúde: Inclusão de uma cláusula específica para o benefício.

  • Curso de Reciclagem: Realizado durante o horário de trabalho, exceto nas férias. Empregados em folga que fizerem reciclagem terão direito a horas extras ou compensação. Alimentação e deslocamento são garantidos, conforme o local de trabalho. Em caso de reprovação no psicoteste, o empregado poderá refazer a avaliação após 15 dias. Em caso de nova reprovação, será encaminhado ao órgão previdenciário, vedando a demissão. Vigilantes de contratos bancários devem realizar a reciclagem preferencialmente em dias úteis.

  • Preenchimento de Vagas: Prioridade para vigilantes com curso de formação, com 30% de reserva para mulheres em novos contratos, além da prioridade para trabalhadores acima de 45 anos aprovados no psicoteste e reciclagem em caso de transição de contratos.

  • Garantia do Pré-Aposentado: O empregador deverá realizar a demissão sem justa causa e com aviso prévio indenizado para vigilantes em aposentadoria especial, podendo ocorrer demissão por mútuo acordo conforme o artigo 484-A da CLT.

  • Jornada de Trabalho Noturno: Trabalhadores noturnos terão direito a uma hora extra noturna reduzida.

  • Descumprimento do Instrumento Coletivo: Estipulada multa de 25% do piso salarial por cada cláusula descumprida.

  • Adicional de Embarque e Confinamento: Adicional de 30% para vigilantes embarcados (plataformas) por cada embarque e confinamento.

A aprovação da minuta e a mobilização do Sindsegur são frutos do compromisso da diretoria com a valorização e respeito aos profissionais da categoria. A diretoria segue empenhada na defesa dos direitos dos trabalhadores, mostrando força e união para assegurar avanços e conquistas importantes em cada negociação.